História


O Centro Social N.ª Sra. de Fátima teve a sua origem nos anos 70. Nasceu do coração de uma FMA, em colaboração com um Padre salesiano e o auxílio de muitos benfeitores leigos.

Enraizou-se no meio dos mais pobres entre os pobres, paredes meias com os mais ricos do Estoril. Durante três décadas procurou ser resposta imediata a tantos que necessitavam de auxílio urgente: crianças sem escolarização, doentes, pessoas idosas, desempregados, sem habitação, sem documentos…

Foi escola para as primeiras letras, acompanhamento de jovens em perigo, consolidação de lares. Tudo se fez com muito amor, muito empenho, dedicação e abnegação, com absoluta confiança na Providência de Deus Pai e apoio nos recursos humanos existentes.

A 13 de janeiro de 1993 foi aberta no local uma comunidade FMA de inserção. A Província fez um maior investimento em chave carismática, privilegiando a educação desde a mais tenra idade e reforçando as aprendizagens, na tentativa de minorar o insucesso escolar.

Em Janeiro de 2002 iniciaram-se negociações com a autarquia, a fim de se obter apoio financeiro para uma valência estruturada que abrangesse a idade escolar obrigatória.

Em Maio de 2003 o Centro já tinha sido assumido como IPSS.

Em Fevereiro de 2004 a primeira equipa técnica começa a trabalhar nas instalações do Centro dinamizando atividades lúdicas e preparando materiais diversos para abertura do espaço.

A 6 de Setembro de 2004 abrimos o espaço da Ludoteca ao público dando início a um trabalho de continuidade dentro desta comunidade.

 

Partilha: